quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A importância do Twitter e Blog no mundo corporativo

Mídia em Redes Sociais


As redes ou mídias sociais são ferramentas de comunicação na Internet, em que a principal característica é o conteúdo interativo, autoral ou colaborativo. Baseado em meios de comunicação variados, como textos, fotos, vídeos e áudios.

Segue algumas mídias sociais:


Tipos de Comunicação

Descrição do aplicativo

Relacionamento

Orkut, Facebook

Colaborativo

Wikipédi, Epinions

Grupos de discussões

YahooGrupos, GoogleGrupos e YahooAnswer

Autorais

Blogs, Twitter


A grande capacidade que os internautas têm de trocar mensagens entre si e as mesmas se multiplicarem, quase que de forma simultânea, é o que torna essa nova forma de comunicação tão interessante.

As empresas, que hoje, souberem aproveitar das redes, terão uma vantagem sobre a concorrência, amenizando o que hoje há de mais importante e que ainda se encontra deficiente nas organizações – o poder da comunicação.

Com a expansão cibernética e o crescimento do número de usuários, a rede virtual se tornou mais um desafio proposto pela publicidade e pelo marketing. Recursos estes, que as empresas apostam no universo online para difundir produtos e soluções.

A organização que está explorando este meio com divulgações, participações, serviços, suporte ao cliente e principalmente trazendo pra mais perto do usuário, o que acontece de mais recente na organização, é o Grupo da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.

As redes sociais e mídias tem como um dos seus objetivos oportunizar empresas a divulgar produtos, soluções e informações institucionais em redes interativas e colaborativas.

Sobre o Twitter

O Twitter é um microblog, em que cada post comporta somente 140 caracteres. A premissa principal é responder a pergunta "O que você está fazendo agora?". A mídia social funciona basicamente da seguinte forma: existem as pessoas que seguem e as que são seguidas ("followers" e "followings", em inglês). Ao postar uma mensagem no microblog, os seguidores do usuário a receberão automaticamente. Se alguém que o internauta seguir publicar uma frase, esta aparecerá na página principal.

O objetivo do Twitter é disseminar informações e aumentar a rede de contatos.

O microblog recebeu este ano o prêmio "Webby breakout of the year", concedido pela International Academy of Digital Arts and Sciences, a inovações na Internet. Os vencedores dos últimos anos foram YouTube, MySpace e Flickr.


Considerando o assunto mencionado acima segue uma entrevista realizada no Grupo Santa Casa de Belo Horizonte:

Setor: Comunicação Institucional

Colaborador responsável: Lucas José Ravaiani Brum

Bruna - Quais as vantagens você observou no Twitter?

Lucas - O Twitter é uma ferramenta que agiliza a comunicação da instituição sob diversos aspectos. Com ele podemos comunicar de forma instantânea informações sobre as nossas atividades, tais como palestras, congressos, orientações diversas, lembretes, campanhas de mobilização.

Bruna - A manutenção é realizada pelo colaborador responsável ou pelo departamento que possui interesse em postar a informação? E com qual freqüência é realizada as atualizações das informações?

Lucas - A atualização é feita por profissionais de comunicação da equipe, que estão atentos às demandas que “cabem” no perfil da comunicação via Twitter. A freqüência depende muito do que é necessário comunicar. O importante é sempre ter o que dizer e o que está sendo dito seja útil aos seguidores.

Bruna - Qual interesse para organização filantrópica participar de uma rede de relacionamento?

Lucas - Entendemos que bom relacionamento é um processo que deve ser construído ao longo do tempo, seja online, seja offline. Para uma instituição filantrópica, como é o caso da Santa Casa de Belo Horizonte, isso se torna ainda mais verdadeiro e necessário. O interesse neste caso é participar ativamente de redes sociais, criando valor positivo para marca. Valor positivo para a imagem da marca em sentido amplo é muito mais importante que benefícios monetários em si. Além do que, uma coisa atrai a outra. Ter entre seus seguidores veículos de comunicação e políticos, por exemplo, pode fazer com que uma mensagem reverbere com mais eficácia, trazendo resultados para a filantropia da instituição.

Um exemplo prático: o McDonald´s promove, todos os anos, o McDia Feliz. Esta ação tem por objetivo reverter toda a arrecadação das vendas de BigMac’s em doação a instituições que cuidam o câncer infantil. O McDia Feliz acontece todos anos, sempre no dia 29/08. Em 2009, a arrecadação das vendas de 21 restaurantes McDonalds da região metropolitana de BH, além de Ipatinga e Governador Valadares serão revertidas para a Santa Casa de BH, especificamente para a reforma da pediatria oncológica do hospital.

A Santa Casa, via Twitter, promoveu o McDia Feliz por meio de atualizações semanais desde o início de agosto, com saldo muito positivo da multiplicação da mensagem, os chamados “retwitts”. No dia 24/08, pouco antes McDia Feliz, fizemos uma promoção visando multiplicar ainda mais a mensagem. Quem replicasse a atualização “Eu vou participar do #mcdiafeliz, e vc? Quem retuitar pode ganhar 1 BigMac. Sorteio sexta, 28, ao meio-dia”. Em questão de minutos a mensagem já havia sido multiplicada entre cinco ou seis usuários do Twitter.

Até o fechamento deste questionário ainda não contabilizamos o resultado do McDia Feliz mas, certamente, ele poderá ser conferido pelo site do Grupo Santa Casa BH e pelo próprio Twitter.

Bruna - Existe envolvimento dos demais setores para as informações postadas? Se sim, como estas informações são encaminhadas para o setor responsável pela manutenção do Twitter?

Lucas - Por ser uma iniciativa nova ainda não temos este espaço aberto de forma natural. As demandas ainda chegam com expectativa de publicação em meios tradicionais, como site, jornal, e-mail interno. Os responsáveis pela manutenção do Twitter ficam por conta de “pescar” as relevâncias entre essas informações encaminhadas para os meios tradicionais transportando-as para o Twitter.

Bruna - Qual o diferencial do Twitter para o portal já existente no Grupo Santa Casa?

Lucas - Tratamos como meios diferentes e complementares entre si. Um não toma o espaço do outro, devido à característica de cada um deles. O Twitter não permite detalhamento de um assunto, portanto, fazemos link para mensagens mais detalhadas para que aqueles que seguem o perfil da Santa Casa acessem ou site corporativo ou alguma notícia, por exemplo. Assim ele se informa de maneira aprofundada.

Bruna - Existe algum tipo de restrição de acessos para os seguidores (followers)? Caso não exista, qual a forma de monitoramento e segurança das informações postadas?

Lucas - Não existe. Todas as pessoas usuárias do Twitter podem acompanhar as atualizações feitas. O monitoramento é realizado em tempo real, utilizando-se ferramentas gratuitas disponíveis na própria internet. Hoje utilizamos o CoTweet. Por esta ferramenta podemos identificar qualquer ruído de comunicação, de qualquer pessoa – seguidora ou não - que pode impactar a imagem da instituição. Sendo assim podemos agir rapidamente evitando a proliferação de informações erradas. Casos reais de outras empresas indicam que um problema resolvido pelo Twitter gera mensagens positivas em grande percentual dos casos. É como reverter um boca-a-boca negativo, que são extremamente danosos aos produtos e serviços das empresas, além, claro, de sua imagem institucional.

Bruna - Desde a implantação no Twitter, você já observou pontos positivos e/ou negativos? Comente-os.

Lucas - Ainda não vislumbramos resultados nem positivos nem negativos de forma efetiva, contabilizável. Como dissemos, a construção de um relacionamento demora e para que funcione, no caso do Twitter, é preciso ter muitos seguidores. Em menos de um mês de operação temos mais de 100, o que não significa muito. Como conquistar mais seguidores é o segredo das redes sociais na internet, por isso complementamos as ações com os meios tradicionais, como site, YouTube, perfil no Orkut, publicidade, notícias etc.


Clique na imagem para vizualizar


BLOG

Um blog funciona como um comercial, você exibe um produto para vender. No caso, você está se mostrando, e acredite as empresas/pessoas, estão olhando.”

Enfim, é essa a finalidade principal de um BLOG profissional, se mostrar para as empresas e para a comunidade, tornando-se uma pessoa conhecida.

Para o profissional é importante dizer que um BLOG não é algo infantil ou significa que você perde tempo “blogando”. Muitos presidentes de empresas, gerentes, altos executivos, tem seu próprio blog. Faz parte da cultura atual, e quem não tem, é que está ficando para tráz. Nunca é tarde para começar a blogar e criar e compartilhar conteúdo!

Ainda dentro de uma empresa, faz-se mais importante ainda demonstrar suas capacidades de gerar documentação, agregando pessoas e mostrando opiniões em seu BLOG. Tenha certeza que seus gerentes vão tomar conhecimento de seus post e vão estar atentos a suas opiniões/artigos/etc, e isso, com certeza é um diferencial que vai ajudar o profissional a crescer na empresa.

Várias empresas, tais como IBM, incentivam que seus funcionários mantenham blogs, pois os mesmos, tornam-se um canal de comunicação com os clientes, canal este que utiliza uma linguagem informal e faz com que a empresa se aproxime ainda mais dos clientes, tendo assim um grande diferencial.

sábado, 22 de agosto de 2009


Pros erros há perdão;

pros fracassos, chance;

pros amores impossiveis, tempo.

De nada adianta curar um coração vazio ou economizar alma.

O romance cujo fim é instantaneo ou indolor não é romance.

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.

Desconfie do destino e acredite em você.

Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.



Luis Fernando Verissimo

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Primeira Aula de TGA!!!!