Mídia em Redes Sociais
As redes ou mídias sociais são ferramentas de comunicação na Internet, em que a principal característica é o conteúdo interativo, autoral ou colaborativo. Baseado em meios de comunicação variados, como textos, fotos, vídeos e áudios.
Segue algumas mídias sociais:
Tipos de Comunicação | Descrição do aplicativo |
Relacionamento | Orkut, Facebook |
Colaborativo | Wikipédi, Epinions |
Grupos de discussões | YahooGrupos, GoogleGrupos e YahooAnswer |
Autorais | Blogs, Twitter |
A grande capacidade que os internautas têm de trocar mensagens entre si e as mesmas se multiplicarem, quase que de forma simultânea, é o que torna essa nova forma de comunicação tão interessante.
As empresas, que hoje, souberem aproveitar das redes, terão uma vantagem sobre a concorrência, amenizando o que hoje há de mais importante e que ainda se encontra deficiente nas organizações – o poder da comunicação.
Com a expansão cibernética e o crescimento do número de usuários, a rede virtual se tornou mais um desafio proposto pela publicidade e pelo marketing. Recursos estes, que as empresas apostam no universo online para difundir produtos e soluções.
A organização que está explorando este meio com divulgações, participações, serviços, suporte ao cliente e principalmente trazendo pra mais perto do usuário, o que acontece de mais recente na organização, é o Grupo da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
As redes sociais e mídias tem como um dos seus objetivos oportunizar empresas a divulgar produtos, soluções e informações institucionais em redes interativas e colaborativas.
Sobre o Twitter
O Twitter é um microblog, em que cada post comporta somente 140 caracteres. A premissa principal é responder a pergunta "O que você está fazendo agora?". A mídia social funciona basicamente da seguinte forma: existem as pessoas que seguem e as que são seguidas ("followers" e "followings",
O objetivo do Twitter é disseminar informações e aumentar a rede de contatos.
O microblog recebeu este ano o prêmio "Webby breakout of the year", concedido pela International Academy of Digital Arts and Sciences, a inovações na Internet. Os vencedores dos últimos anos foram YouTube, MySpace e Flickr.
Considerando o assunto mencionado acima segue uma entrevista realizada no Grupo Santa Casa de Belo Horizonte:
Setor: Comunicação Institucional
Colaborador responsável: Lucas José Ravaiani Brum
Bruna - Quais as vantagens você observou no Twitter?
Lucas - O Twitter é uma ferramenta que agiliza a comunicação da instituição sob diversos aspectos. Com ele podemos comunicar de forma instantânea informações sobre as nossas atividades, tais como palestras, congressos, orientações diversas, lembretes, campanhas de mobilização.
Bruna - A manutenção é realizada pelo colaborador responsável ou pelo departamento que possui interesse em postar a informação? E com qual freqüência é realizada as atualizações das informações?
Lucas - A atualização é feita por profissionais de comunicação da equipe, que estão atentos às demandas que “cabem” no perfil da comunicação via Twitter. A freqüência depende muito do que é necessário comunicar. O importante é sempre ter o que dizer e o que está sendo dito seja útil aos seguidores.
Bruna - Qual interesse para organização filantrópica participar de uma rede de relacionamento?
Lucas - Entendemos que bom relacionamento é um processo que deve ser construído ao longo do tempo, seja online, seja offline. Para uma instituição filantrópica, como é o caso da Santa Casa de Belo Horizonte, isso se torna ainda mais verdadeiro e necessário. O interesse neste caso é participar ativamente de redes sociais, criando valor positivo para marca. Valor positivo para a imagem da marca em sentido amplo é muito mais importante que benefícios monetários em si. Além do que, uma coisa atrai a outra. Ter entre seus seguidores veículos de comunicação e políticos, por exemplo, pode fazer com que uma mensagem reverbere com mais eficácia, trazendo resultados para a filantropia da instituição.
Um exemplo prático: o McDonald´s promove, todos os anos, o McDia Feliz. Esta ação tem por objetivo reverter toda a arrecadação das vendas de BigMac’s em doação a instituições que cuidam o câncer infantil. O McDia Feliz acontece todos anos, sempre no dia 29/08. Em
A Santa Casa, via Twitter, promoveu o McDia Feliz por meio de atualizações semanais desde o início de agosto, com saldo muito positivo da multiplicação da mensagem, os chamados “retwitts”. No dia 24/08, pouco antes McDia Feliz, fizemos uma promoção visando multiplicar ainda mais a mensagem. Quem replicasse a atualização “Eu vou participar do #mcdiafeliz, e vc? Quem retuitar pode ganhar 1 BigMac. Sorteio sexta, 28, ao meio-dia”. Em questão de minutos a mensagem já havia sido multiplicada entre cinco ou seis usuários do Twitter.
Até o fechamento deste questionário ainda não contabilizamos o resultado do McDia Feliz mas, certamente, ele poderá ser conferido pelo site do Grupo Santa Casa BH e pelo próprio Twitter.
Bruna - Existe envolvimento dos demais setores para as informações postadas? Se sim, como estas informações são encaminhadas para o setor responsável pela manutenção do Twitter?
Lucas - Por ser uma iniciativa nova ainda não temos este espaço aberto de forma natural. As demandas ainda chegam com expectativa de publicação em meios tradicionais, como site, jornal, e-mail interno. Os responsáveis pela manutenção do Twitter ficam por conta de “pescar” as relevâncias entre essas informações encaminhadas para os meios tradicionais transportando-as para o Twitter.
Bruna - Qual o diferencial do Twitter para o portal já existente no Grupo Santa Casa?
Lucas - Tratamos como meios diferentes e complementares entre si. Um não toma o espaço do outro, devido à característica de cada um deles. O Twitter não permite detalhamento de um assunto, portanto, fazemos link para mensagens mais detalhadas para que aqueles que seguem o perfil da Santa Casa acessem ou site corporativo ou alguma notícia, por exemplo. Assim ele se informa de maneira aprofundada.
Bruna - Existe algum tipo de restrição de acessos para os seguidores (followers)? Caso não exista, qual a forma de monitoramento e segurança das informações postadas?
Lucas - Não existe. Todas as pessoas usuárias do Twitter podem acompanhar as atualizações feitas. O monitoramento é realizado em tempo real, utilizando-se ferramentas gratuitas disponíveis na própria internet. Hoje utilizamos o CoTweet. Por esta ferramenta podemos identificar qualquer ruído de comunicação, de qualquer pessoa – seguidora ou não - que pode impactar a imagem da instituição. Sendo assim podemos agir rapidamente evitando a proliferação de informações erradas. Casos reais de outras empresas indicam que um problema resolvido pelo Twitter gera mensagens positivas em grande percentual dos casos. É como reverter um boca-a-boca negativo, que são extremamente danosos aos produtos e serviços das empresas, além, claro, de sua imagem institucional.
Bruna - Desde a implantação no Twitter, você já observou pontos positivos e/ou negativos? Comente-os.
Lucas - Ainda não vislumbramos resultados nem positivos nem negativos de forma efetiva, contabilizável. Como dissemos, a construção de um relacionamento demora e para que funcione, no caso do Twitter, é preciso ter muitos seguidores. Em menos de um mês de operação temos mais de 100, o que não significa muito. Como conquistar mais seguidores é o segredo das redes sociais na internet, por isso complementamos as ações com os meios tradicionais, como site, YouTube, perfil no Orkut, publicidade, notícias etc.
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BLOG
Um blog funciona como um comercial, você exibe um produto para vender. No caso, você está se mostrando, e acredite as empresas/pessoas, estão olhando.”
Enfim, é essa a finalidade principal de um BLOG profissional, se mostrar para as empresas e para a comunidade, tornando-se uma pessoa conhecida.
Para o profissional é importante dizer que um BLOG não é algo infantil ou significa que você perde tempo “blogando”. Muitos presidentes de empresas, gerentes, altos executivos, tem seu próprio blog. Faz parte da cultura atual, e quem não tem, é que está ficando para tráz. Nunca é tarde para começar a blogar e criar e compartilhar conteúdo!
Ainda dentro de uma empresa, faz-se mais importante ainda demonstrar suas capacidades de gerar documentação, agregando pessoas e mostrando opiniões
Várias empresas, tais como IBM, incentivam que seus funcionários mantenham blogs, pois os mesmos, tornam-se um canal de comunicação com os clientes, canal este que utiliza uma linguagem informal e faz com que a empresa se aproxime ainda mais dos clientes, tendo assim um grande diferencial.
Excelente publicaçao, Bruna. Que voce considere esta mudança de perfil academico e profissional em sua vida, traçando-a como diferencial no competitivo mercado de trabalho! Parabens e continue brilhando.
ResponderExcluirProf. Rogerio Visacro.