
Primeiro filme dirigido por Christophe Barratier, revela o modelo ditador da educação. Onde numa escola para crianças e adoloscentes do sexo masculino, essas sem famílias e /ou dificuldades de se relacionar com a sociedade são doutrinadas pelo método: "ação-reação". O diretor da entidade acredita que dessa forma irão aprender e manter a disciplina; mas o que ele não admite e não tem capacidade para reverter a situação é que com esse método usado só potencializa a ira deles.
O filme inicia com um dos meninos (Pierre) aproximadamente 50 anos após ter saído do "fundo do Poço" (nome da escola) e Pepinot (um garoto que havia perdido os pais na Segunda guerra mundial) que leva para ele um diário da pessoa que os farão cidadãos de conhecimento e cultura.
Quando é contratado um novo inspetor, Mathieu, as coisas naquela instituição começam a mudar. Amante da música, da arte, o novo professor acredita no potencial das crianças, e estas que estavam no fundo do poço, começam a subir para alcançar o topo, conhecendo o valor da ética, a beleza da vida, o convivio em sociedade. Mathieu supera toda metodologia do rígido diretor, com sua persistência é capaz de mudar o futuro daqueles pequenos indivíduos, motivando-os.
E, com esse filme, discenirmos a influência da educação do método ditador para educação conteporanea, onde esta permite que você mesmo escolha o bom caminho, o sucesso. Escutar a voz do coração é caminhar pelos bons trilhos da vida, usando sempre o amor.
Então, o que diz teu coração?