O autor refere-se às resistências hoje encontradas nas organizações e ao desgaste do tema: Trabalho em Equipe.
"Basta tocar no assunto equipe, e os colaboradores começam a divagar: "Ihhh, lá vem eles de novo com essa história de trabalho em equipe!". Isso nunca funcionou..."; "Vai começar tudo de novo...", etc.
"Diferença entre grupo e equipe –
Grupo – é um conjunto de pessoas e ou profissionais que, apesar de estarem juntos, não estão plenamente comprometidos com o objetivo do coletivo. Interesses pessoais, na maior parte das vezes, prevalecem. (geralmente o líder fica sozinho).
Equipe – conjunto de pessoas e/ou profissionais, que tem como força maior o seu comprometimento total com o objetivo alcançado. As energias individuais são somadas e não divididas. Quando um líder tem nas mãos uma equipe, ela o segue, apesar dos obstáculos, aonde precisar."
"Assim podemos concluir que uma equipe é, na verdade, um grupo com qualidade (visão, missão e princípios)."
"1 - Equipe em harmonia?
Harmonia, contrariamente do que pensamos nós, não significa paz e tranqüilidade. Ao contrário, para o gregos, harmonia quer dizer juntar, adaptar, encaixar." "Dentro deste contexto, uma EQUIPE EM HARMONIA, não é aquela na qual reina a paz absoluta, mas sim na qual existe um movimento de constante adaptação ou encaixe."
"2 - Consenso imposto
Existe uma tendência natural na formação de equipes que empurra seus integrantes a um consenso autoritário em que, em nome da santa democracia, a opinião da maioria sempre prevalece". "O que não se deram conta ainda é que "nem sempre a grande maioria tem razão."
"O papel fundamental de um líder na equipe: sintonizar pensamentos e emoções em prol de um objetivo maior."
Fonte: ROSSO, Fabrizio. Revista T&D. Fev.98.
--
Bruna Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário